Exercício sobre Orações Coordenadas

“Programas de TV ensinam a comer bem para manter o corpo magro e saudável, livros oferecem cardápios de populações com alto índice de longevidade”.

1. Sobre o período e as orações que o constituem, é correto afirmar que:

a)  o período é composto por duas orações;

b)  o período apresenta orações do tipo coordenado e subordinado;

c)  todas as orações do período são subordinadas;

d) todas as orações do período são coordenadas;

e) o período mostra mais orações coordenadas que subordinadas.

2. No fragmento retirado do texto: “Ele não se veste como nós, a sua fisionomia pode ser diferente da nossa e não adora nossos deuses.”, temos.

a)  um período composto por coordenação e subordinação, com duas orações assindéticas e uma subordinada adjetiva restritiva.

b)  um período composto por coordenação com frases sindéticas aditivas.

c)  um período composto por subordinação, cuja subordinada é uma substantiva completiva nominal.

d)  um período composto por coordenação com três orações assindéticas.

e)  um período composto por coordenação e subordinação, com duas orações coordenadas aditivas e uma subordinada substantiva subjetiva.

 

3. A oração “Negro e branco designam, portanto, categorias essencialmente políticas” é coordenada:

a)  conclusiva.

b)  aditiva.

c)  assindética.

d)  adversativa.

e)  completiva nominal.

4. Em “Toma conselhos com vinho, mas toma decisões com água”, temos:

a)  Uma oração coordenada assindética e outra coordenada sindética adversativa.

b)  Uma oração coordenada sindética e outra coordenada sindética adversativa.

c)  Uma oração coordenada assindética e outra coordenada sindética conclusiva.

d)  Uma oração coordenada assindética e outra coordenada sindética explicativa.

e)  Uma oração coordenada sindética e outra coordenada sindética conclusiva.

 

5. Em – …fruto não só do novo acesso da população ao automóvel mas também da necessidade de maior número de viagens… –, os termos em destaque estabelecem relação de

a)  explicação.

b)  oposição.

c)  alternância.

d)  conclusão.

e)  adição.

6. Analise a oração destacada: Não se desespere, que estaremos a seu lado sempre. Marque a opção correta quanto à sua classificação:

a)  Coordenada sindética aditiva.

b)  Coordenada sindética alternativa.

c)  Coordenada sindética conclusiva.

d)  Coordenada sindética explicativa.

7. Analise sintaticamente as duas orações destacadas no texto
“O assaltante pulou o muro, mas não penetrou na casa, nem assustou seus habitantes.” A seguir, classifique-as, respectivamente, como coordenadas:

a)  adversativa e aditiva.

b)  explicativa e aditiva.

c)  adversativa e alternativa.

d)  aditiva e alternativa.

e)  adição e adversidade.

8. Orações Coordenadas: Na oração “Pedro não joga e nem assiste”, temos a presença de uma oração coordenada que pode ser classificada em:

a)  Coordenada assindética;

b)  Coordenada assindética aditiva;

c)  Coordenada sindética alternativa;

d)  Coordenada sindética aditiva.

9. Assinale a alternativa em que o sentido da conjunção sublinhada está corretamente indicado entre parênteses.

a)  Meu primo formou-se em Direito, porém não pretende trabalhar como advogado. (explicação)

b)  Não fui ao cinema nem assisti ao jogo. (alternância)

c)  Você está preparado para a prova; por conseguinte, não se preocupe. (conclusão)

d)  Vá dormir mais cedo, pois o vestibular será amanhã. (conclusão)

e)  Os meninos deviam correr para casa ou apanhariam toda a chuva. (conclusão)

10. (VUNESP/Adap.) Releia o seguinte trecho:

Joyce e Mozart são ótimos, mas eles, como quase toda a cultura humanística, têm pouca relevância para nossa vida prática.

Sem que haja alteração de sentido, e de acordo com a norma padrão da língua portuguesa, ao se substituir o termo em destaque, o trecho estará corretamente reescrito em:

a)  Joyce e Mozart são ótimos, portanto eles, como quase toda a cultura humanística, têm pouca relevância para nossa vida prática.

b)  Joyce e Mozart são ótimos, conforme eles, como quase toda a cultura humanística, têm pouca relevância para nossa vida prática.

c)  Joyce e Mozart são ótimos, assim eles, como quase toda a cultura humanística, têm pouca relevância para nossa vida prática.

d)  Joyce e Mozart são ótimos, todavia eles, como quase toda a cultura humanística, têm pouca relevância para nossa vida prática.

e)  Joyce e Mozart são ótimos, pois eles, como quase toda a cultura humanística, têm pouca relevância para nossa vida prática.

11. Os elementos de conexão textual colaboram para o estabelecimento do(s) sentido(s) do texto. Sabendo-se disso, em “Mais interessante ainda, o desenvolvimento é geralmente agrupado por região. MAS em termos de felicidade, a comparação entre sombrio para alegre ocorre dentro da mesma faixa de renda. É quando os estereótipos regionais são revelados.” (linhas 19 a 21), o conectivo destacado

a) mantém a direção argumentativa do texto, na medida em que une ideias afins.

b) altera a direção argumentativa do texto, na medida em que opõe diferentes ideias.

c) mantém a direção argumentativa do texto, na medida em que conclui uma ideia.

d) altera a direção argumentativa do texto, na medida em que explica uma nova ideia.

12. Considerando-se as possibilidades de substituição do termo sublinhado em “Sem registros escritos, porém, é impossível ter certeza.”, analisar os itens abaixo:

I - No entanto.

II - Por conseguinte.

III - Contudo.

IV - Porquanto.

Estão CORRETOS:

a)  Somente os itens I e II.

b)  Somente os itens I e III.

c) omente os itens III e IV.

d) Somente os itens I, II e III.

e) Somente os itens II, III e IV.

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