1. (AOCP/SUPERIOR) Assinale a alternativa INCORRETA quanto às funções sintáticas desempenhadas pelas expressões em negrito.

a)   “...dando lugar a modelos mais sensíveis às vicissitudes da psicologia humana...”. (complemento nominal)

b)   “Passaram despercebidos os sinais precoces da crise...”. (objeto direto)

c)   “O pai da economia moderna, o escocês Adam Smith (1723-1790), enxergava um mundo...”. (sujeito)

d)   “A economia comportamental arejou o pensamento econômico...”. (Objeto direto)

e)    Nas últimas quatro décadas, os teóricos da economia têm tentado completar...”. (adjunto adverbial)

 

2. Assinale a alternativa correta quanto à função desempenhada pelas expressões destacadas.

a)    “Muitos brasileiros têm a necessidade de afetividade.” (objeto indireto)

b)    “O governo privilegia as ações emergenciais e menos efetivas” (objeto indireto)

c)    “Passaram despercebidos os sintomas da depressão”. (objeto direto)

d)    “Os professores são os verdadeiros protagonistas do ensino da afetividade.” (complemento nominal)

e)      Nos dias de hoje, ter empatia é uma necessidade fundamental.” (sujeito)

 

3. (AOCP/SUPERIOR) “(...) ela perguntou o significado de todos aqueles termos estranhos (...)”. Assinale a alternativa que trata corretamente a respeito do trecho em destaque no excerto. Trata-se de um caso de

a)   adjunto adverbial.

b)   adjunto adnominal.

c)   objeto indireto.

d)   predicativo do sujeito.

e)   complemento nominal.

 

4. (AOCP/Médio) “O fenômeno é resultado da emissão de gases poluentes na atmosfera da Terra.” Quanto aos elementos destacados, assinale a alternativa correta.

a)   Trata-se de um adjunto adverbial com valor temporal.

b)   Trata-se de um adjunto adnominal que modifica o verbo, complementando seu sentido.

c)   Trata-se de um complemento nominal.

d)   Trata-se de um adjunto adverbial com noção espacial.

e)   Trata-se do predicado da oração.

 

5. (AOCP/Médio) Observe o seguinte excerto: “A intensidade e a velocidade dos transtornos climáticos no futuro vão depender do que fizermos agora em busca de formas menos poluidoras para reproduzir riqueza e conforto.” Em relação à oração em destaque, assinale a alternativa que identifica corretamente seu sujeito.

a)   Sujeito composto por dois núcleos: intensidade e velocidade.

b)   Sujeito composto por um núcleo: A intensidade e a velocidade.

c)   Sujeito da oração é “transtornos climáticos”, sendo sujeito simples por conter apenas um núcleo.

d)   Os sujeitos da oração são intensidade, velocidade e transtornos.

e)   O sujeito é simples e seu núcleo é a intensidade.

 

6. (AOCP/Médio) Leia o excerto: “O esforço global para enfrentar esse fenômeno e reduzir seus impactos está criando dilemas para as empresas.” Assinale a alternativa que identifica corretamente o predicado da primeira oração que aparece no período.

a)   “para enfrentar esse fenômeno”.

b)   “O esforço global”.

c)   “e reduzir seus impactos”.

d)   “está criando dilemas para as empresas.”

e)   “dilemas para as empresas.”

 

7. Observe o seguinte excerto: “A turbulência sofrida pela economia mundial nos últimos meses motivada pela crise imobiliária nos Estados Unidos é o exemplo perfeito para a teoria da economia que afirma que o bater das asas de uma borboleta em determinado lugar, pode afetar a economia de um país do outro lado do mundo.” Assinale a alternativa que apresenta o sujeito da primeira oração do período.

a)   A turbulência.

b)   A turbulência sofrida pela economia mundial.

c)   A turbulência sofrida pela economia mundial nos últimos meses.

d)   “A turbulência sofrida pela economia mundial nos últimos meses motivada pela crise imobiliária nos Estados Unidos.

e)   economia mundial.

 

8. (FCC/SUPERIOR) No segmento textual Foi assim que me fiz escritor,

(A) escritor é sujeito de uma forma verbal passiva.

(B) a expressão assim que tem sentido temporal.

(C) o verbo ir está flexionado numa forma do pretérito.

(D) o sujeito de fazer está oculto.

(E) as duas formas verbais têm o mesmo sujeito.

 

9. Decidimos oferecer todo o valor aos projetos educacionais do local. 

O verbo da frase acima possui, no contexto, o mesmo tipo de complemento do que se encontra em:

(A)   No momento do caos, nasce a forma humano para resolvê-lo. 

(B)   No Brasil, existem inúmeras mulheres responsáveis pelo sustento da casa. 

(C)  Este projeto permitirá às mulheres obter melhores salários. 

(D)   Com salários maiores, aumenta o poder de compra delas. 

(E)    Esta realidade é uma verdade unversal. 

 

10. "Nesse momento, surgiram questionamentos que exigem respostas imediatas"

    O segmento que exerce a mesma função sintática do sublinhado acima está também sublinhado em:

a)     As respostas estão em nossas atitudes.

b)     A população questiona o modelo de governo.

c)     Devemos analisá-la com muito cuidado.

d)     Havia necessidades mais urgentes a serem resolvidas.

e)     A participação popular torna-se fundamental neste momento de crise.

 

Termos da Oração

Gabarito:

01- B     02- D     03- E    04- D     05- A     06- D     07- C     08- D     09- C     10- E

Aceitamos cartões 

  • White Facebook Icon
  • Curso Walker

 

(91) 988548415      |        (91) 981253246

curso@walkermoreira.com.br

Crédito e Débito

Walker Moreira ​© 2018 | Create by Salin Studio Design

Todos os direitos reservados

Curso de Linguagens WM - 854.714.292-49

Rua 14 de Março, número 2119, entre Gentil e Nazaré

curso@walkermoreira.com.br

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon